quarta-feira, 23 de julho de 2008

Pokémon Leaf Green Fire Red

1 - OS SEIS POKÉMONS!

Existem alguns tipos de metagame. O mais comum é que se jogue em 6x6 (seis pokémons seus contra seis do seu oponente), mas hoje em dia vemos vários outros tipos de jogos como 3x3, e as famosas batalhas em dupla.

Como abranger todos os assuntos seria um tutorial muito amplo, vou trabalhar mais no metagame mais comum, o 6x6, e dar uma leve pincelada nos demais.

Para início, é necessário que você tenha uma formação básica no seu time. Geralmente, se usa assim:

- Physical Sweeper
- Special Sweeper
- Physical Staller
- Special Staller
- Sweeper Mixed
- Cleric ou Tank ou outro [alguma coisa] Staller
informações sobre essas nomenclaturas no tutorial de nomes

Uma regra legal é economizar funções. Por exemplo, uma Blissey funciona como Cleric e Special Staller, logo, com ela em time, no último slot você abre espaço para um Tank legal, como Suicune.

2 - OS SWEEPERS

Os Sweepers tem a função básica de bater. É isso, eles devem bater e bater, claro, bombando quando possível. Nessa classe há subdivisões, como o conhecido Gyarados Taunt Dancer que é um sweeper (tem ataque alto, aprende Dragon Dance, possui ataques físicos fortes), e pode usar Taunt depois de Dragon Dance com muita classe.

Os Calm Minders são os sweepers baseados em special mais fortes do jogo (claro, Tail Glow seria de se pensar, não fosse só ser aprendido pela abelha e Smeargle), e como exemplar dessa linha, temos Alakazam, Gardevoir (que tem defesas maiores, o que garante mais turnos viva), Espeon, Raikou (lendário com Calm Mind... cheap, mas é).

Já o Mixed sweeper tem que ser algum bixim estranho: diga-se, como Arcanine - tem ataque alto, o que dá um bom physical sweeper, mas é do tipo fogo e tem especial razoável, o que dá STAB para um ataque fogo bem colocado.

Exemplos:

Gyarados @Leftovers
Taunt | Dragon dance | HP Flying | Earthquake
- physical sweeper taunt dancer

Espeon @Leftovers/... Berry
Substitute | Calm Mind | Baton Pass | Psychic
- special sweeper baton passer

Detalhe no Espeon: ele é special sweeper muito forte, exceto contra T-Tares e outros noturnos, mas aí é Baton Pass na mira, que garante força para um outro pokémon do time.

Arcanine @Leftovers
Howl | Overheat | Extremespeed | HP Fighting ou Ghost
- mixed sweeper

É IMPORTANTE NÃO ESQUECER DE COLOCAR EV's EM ATK/SATK E SPD (excessões existem)

3 - OS STALLERS

Estes são simples: resistem. Os Physical Sweepers resistem aos ataques físicos, e os Special Sweepers, aos baseados em SATK. A questão é que em Advance, com a regra de distribuição de IV's, ficou praticamente finda a divisão entre atacantes especiais e físicos: poucos exemplares se saem bem recebendo poucos IV's em cada um dos stats, e atacando das duas formas.

Para isso criaram-se os stallers. É físico? Troca pro physical. É especial? Special Staller. A questão é que EXISTEM OS MIXED SWEEPERS.

Para isso, nada melhor que muita porrada, ou um tanque legal.

Exemplos:

Skarmory @Leftovers
Spikes | Whirlwind | Toxic | Drill Peck ou Protect
- physical staller

Blissey @Leftovers
Aromatherapy | Softboiled | Seismic Toss | T-Wave
- special staller

4 - A BASE

Sempre é bom ter algum pokémon que te ajude nos momentos mais difíceis, podendo segurar bastante golpes e bater com eficiência. O exemplo clássico disso é Suicune, que com suas defesas privilegiadas pode conter grande parte dos ataques, e com Calm Mind, é capaz de aumentar sua SDEF e seu SATK, para bater pesado.

Usar um cleric no último slot também é legal, mas não baseando-se na famosa estratégia "Rest Beller", porque em Advance ela está bem desgastada com os Spikes x3, e os Skill Swaps de Hypnos e Banettes. A utilidade dos clerics se resume em travar os times que venham querendo te envenenar, paralizar, etc e tal.

É legal também que se tenha um Rapid Spinner no time, principalmente no Netbattle, onde a frequência de Spikers é ampla, isso sem falar nos Leech Seeds de Ludicolos matadores.

Exemplos:

Suicune @Leftovers
Surf | Rest | HP Grass | Calm Mind
- tank

Blissey @Leftovers
Aromatherapy | Softboiled | Seismic Toss | T-Wave
- special staller e cleric (economiza funções)

Claydol @Leftovers
Earthquake | Rapid Spin | Cosmic Powder | Ancientpowder
- spinner

5 - 3x3

Em batalhas mais curtas, de 3x3, é importante considerar que a força é o que vale. O oponente vai vir, basicamente com 2 sweepers e 1 tank, ou 3 sweepers pesados e ágeis, de preferência. Para rebater com stallers, você fica na desvantagem, uma vez que você resistirá ? golpes, mas não poderá atacar com tanta eficiência.

A estratégia básica de 3x3 é bater para apanhar. Deve-se colocar pokémons com ataques altos, speeds no mínimo razoáveis, e defesas modestas. É importante que na distribuição de IV's coloque um pouco nas defesas/hp para que ele não morra tão facilmente.

Um exemplo clássico é o Salamence physical sweeper, que possui inúmeras vantagens: é do tipo voador, logo leva STAB. Aprende Dragon Dance, tornando-o ágil e mais forte do que já é com seus 404 de ATK. Possui defesas modestas, e HP na mesma condição, não fazendo com que qualquer ataque mate-o. Apesar que, quando digo qualquer ataque, não incluo ataques gelo, porque estes sim, qualquer um mata ele.

No caso de Tyranitar a coisa também se intensifica. Ele tem Sandstorm natural, o que já prejudica oponentes não terra e Skarmory (digo não terra, porque metais e pedras já vão sofrer com seu Earthquake Dragon Danceado). Além do ATK 404, ele aprende também o Dragon Dance, e tem ataques rocha com STAB também.

6 - 2x2

As batalhas em dupla são as mais complicadas. Isso porque a vitória depende do dobro de fatores: seus dois pokémons devem estar sincronizados, e em vantagem contra os dois do oponente também. Como ficaria muito difícil falar deste estilo de batalha, vou dar apenas algumas dicas para você conciliar com seus pokémons:

a. Como Surf atinge ? todos que estão em campo, menos o usuário, se o seu segundo pokémon tiver Water Absorb, ele recuperará ao invés de levar o dano.
b. Usar Thunder no seu pokémon com Volt Absorb pode te ajudar também.
c. É importante concilar os ataques: se for usar Earthquake, de forma alguma tenha um segundo pokémon fraco, ou até pior, quadruplamente fraco ao ataque. Caso tenha, Protect.
d. Skill Swap pode ser uma boa para tirar ablities ruins, como o Tuant do Slakin, e ainda por cima passá-la pro oponente.
e. Não há necessidade, em batalhas em dupla, de bombar com os dois pokémons, em alguns casos. Por exemplo, Suicune + Clefable. Um pode usar o Calm Mind, enquanto o outro ataca e recupera. Depois, Psych Up resolve tudo. Tem que se usar a cabeça!
f. Swagger pode ser uma boa para você usar no seu pokémon que possui a Berry de cura de confusão, ou até mesmo no oponente. Se possível, Psych Up ajuda!
g. Rhydon tem uma abilitie interessante: ataques elétricos só atingem o pedregulho. Assim, combiná-lo com um pokémon voador/aquático é uma boa!
h. Lembrar sempre de Plusle, Minun, e da dupla de abelhas. Apesar de aparentemente fracos, juntos esses pokémons podem ficar interessantes!

7 - Finalizações

Sempre esteja atento ao jogo adversário, e principalmente, na hora de montar o time, DIVERSIFIQUE OS TIPOS DE POKÉMONS E DE ATAQUES. Não há cabimento se ver ainda movesets de Charizards com Ember, Flamethrower, Fire Blast e Fire Punch.

Hidden Power está aí para ser usado. Cubra defeitos com ele.

Veja se sua equipe está muito fraca contra um tipo de pokémon em especial, e caso sim, veja trocas para se fazer, para melhorá-la. E o mais importante e tudo: teste. Lute, lute, e lute. É lutando que se vê os erros!